Há uma diferença marcante entre ser um blogueiro, ter um blog e achar que é um blogueiro por ter algo parecido com um blog. Apesar das diferenças quase sutis na maioria das vezes, generalidades nunca são bem-vindas nesse segmento, ainda mais em um contexto digital conectado em rede.
Jornalistas que mantêm colunas em portais ou sites não são blogueiros, e suas colunas não representam um blog. São colunas em portais, atualizadas de vez em nunca. Blogs requerem uma linguagem e um comportamento próprios.
Porém, ter um blog não faz de você um blogueiro. Blogueiro é o cara comprometido com a causa, seja ele super famoso ou apenas um anônimo que mantém fielmente sua página. Ter apenas um blog onde você cospe palavras não o faz um blogueiro. Blogueiro é aquele que participa de algo maior, de um contexto maior, de uma filosofia maior. Blogueiro é quem leva a sério o termo “blogosfera”.
Nesses últimos dias o @midia8 ficou com instabilidade e chegou a ficar várias vezes fora do ar. Tudo isso se deve a um único fator: comprometimento. Sim, comprometimento. Na busca por algo cada vez mais bacana para com os leitores, mudamos layout, logo, configurações, plataforma, servidor e alguns posicionamentos editoriais. Alguns problemas surgiram no meio do caminho, por isso demos um passo para trás para, só com mais firmeza, prosseguirmos com as mudanças.
Erramos o tempo todo, mas tentamos aprender com nossos erros. O blogueiro que nunca errou nunca foi um blogueiro. Outro dia um grande colega e um dos principais profissionais de digital do país levantou a questão sobre os cuidados com egos inflados nas redes sociais. Muita gente não gostou. Mas puxo aqui outra vertente: se há um ego nas mídias sociais – e acredito que exista – ele começou com os blogs. Tem muita gente achando que é blogueiro porque acha que tem um blog.