A produção de conteúdo de qualidade já figura como parte essencial no processo de planejamento digital de uma empresa. O mundo corporativo precisa dialogar com seus consumidores e parceiros, estabelecendo laços estreitos e imputando emoções favoráveis para um relacionamento duradoura. Nunca o branding dependeu tanto da produção de conteúdo e nunca a produção de conteúdo foi tão positiva para uma empresa.

Nos diversos canais, formatos e players existentes, a produção de conteúdo figura como uma forma do cliente enxergar na empresa atributos que vão além dos aspectos físicos ou emocionais (quando falamos de branding), como permite que os consumidores cheguem até a sua empresa também devido ao conteúdo. Muitas marcas já dão mais ênfase no conteúdo e no branding do que em publicidade direta.

No caso das redes sociais, o blog ainda figura como uma das principais ferramentas a serem trabalhadas nesse contexto. O Facebook também tem sido uma plataforma muito importante para fidelizar e atrair clientes nos mais diversos setores de atuação das empresas. Porém, o que ambos têm em comum é a possibilidade de trazerem um conteúdo extenso, em diversos formatos e com recursos muito mais poderosos do que outras redes, como o Twitter.

Pensando nisso, separei algumas dicas para que a sua empresa – ou você como freelancer – use a rede social de microblogs para construir credibilidade, fortalecer sua imagem e se posicionar no mercado frente outras empresas concorrentes. Porém, antes das dicas, vamos ao básico que todos devem saber:

  • O perfil do Twitter é público e pertence aos seus clientes, ou seja, a sua empresa faz a manutenção e a atualização, mas quem “comanda” são seus seguidores;
  • Twitter é coisa séria e requer planejamento e cuidados, assim como outras mídias. Entrar nesse canal “só por entrar” não é uma coisa muito inteligente;
  • O Twitter requer presença, ou seja, publicar uma mensagem por semana não funciona. Dê preferência o atualizando diariamente, várias vezes por dia;
  • Tenha em mente que o Twitter é um canal dinâmico. Procure sempre publicar um conteúdo atraente e, logicamente, com links para complementá-lo.

Bom, isso é o arroz com feijão. Na manutenção do @midia8 percebi que 3 ingredientes foram basicamente fundamentais para que o blog construísse um perfil de relativa relevância na twittosfera. No começo os itens podem parecer contraditórios, mas quando trabalhados juntos ganham força e importância. Se você procura por um guia mais completo, o blog criou um manual de comportamento para empresas no Twitter. Abaixo, confira as dicas:

1. Reputação não se constrói do dia para a noite

O perfil do @midia8! no Twitter tem destaque na área não só porque procura trazer sempre um conteúdo bacana, mas também porque trabalhamos muito para construirmos um blog de qualidade, ou seja, uma reputação traz outras reputações. Trabalhar de maneira séria em um lugar ajuda com que você construa mais facilmente uma imagem positiva em outros canais.

Dica: nunca trabalhe os canais nas redes sociais de forma isolada. Integrá-los é diferente de publicar o mesmo conteúdo em todos os perfis. A questão aqui é diálogo interno.

2. Seja frio e calculista

Pois é. Nada de sair postando uma mensagem no calor do momento. Um perfil sério deve saber muito bem o que vai postar. O menor deslize em um erro de gramática, digitação ou até mesmo na construção do tweet pode gerar um desconforto grande. Lembre-se que quem comanda o seu perfil são os clientes. Planeje o conteúdo, o formato, prepare o link, verifique o português, analise a hashtag e, só depois, clique em “enviar”.

Dica: leia várias vezes o seu tweet antes de publicá-lo. Empresas que trabalham com mídia ou produção de conteúdo, por exemplo, devem evitar erros tolos ou links quebrados.

3. Seja sentimental

Eu disse que ia parecer contraditório. Como ser frio, calculista e sentimental ao mesmo tempo? Bom, você deve ser calculista na hora de montar o tweet, frio para não levar nada para o lado pessoal nem arrumar confusão com os seguidores, e ser sentimental para demonstrar ao seu público que existem pessoas trabalhando nesses canais. Elogie seguidores ativos, estabeleça contato com advogados da marca, dê RT naqueles que divulgam positivamente seu conteúdo e seja prestativo. As pessoas gostam de seguir um perfil que, além de interessar, é “legal”.

Dica: procure reservar um número de tweets, como algo em torno de 4 a 7, para publicar em determinados horários no formato de diálogo. Isso dá uma “descontraída” no perfil.

Publicado em ,
Como construir credibilidade com o Twitter: 3 dicas básicas