E finalmente chegamos ao final do Guia prático com 40 dicas para blogs corporativos. Foram 4 partes com 10 dicas cada uma, reunindo vários pontos para auxiliá-lo no gerenciamento de blogs voltados para o público interno da empresa.
Nessa parte iremos trabalhar mais 10 dicas, fechando um total de 40 pontos. Mais uma vez é bom lembrar que tais conselhos não devem ser trabalhados de forma linear e muito menos devem ser aplicados como fórmula mágica. Sua empresa necessita ter uma cultura aberta para conseguir desenvolver um diálogo amigável.
31. Anuncie concursos e promoções
Movimentações como promoções e a realização de concursos são bem aceitas desde que o ser humano domina o planeta. Sua empresa pode usar o blog para atrair maior participação dos funcionários, e para isso ela pode realizar promoções com descontos ou oportunidades facilitadas de pagamento. É claro que isso está diretamente relacionado à produção de produtos, mas se a sua empresa oferece apenas serviços, outros tipos de concursos podem ser trabalhados.
32. Divulgue a história da sua empresa
De onde vem a empresa? Quem a fundou, manteve e quais foram seus problemas no início? Quando uma empresa já em fase de maturidade consolidada divide com os funcionários sua história, ela está inspirando dezenas de outros personagens a cativarem em si o espírito empreendedor. Não olhe ninguém do público interno como concorrente, mas sim como um possível futuro sócio, já que a sua companhia pode trabalhar para que várias células empreendedoras de qualidade nasçam dentro da empresa.
33. Demonstre onde sua empresa está inserida
Em que contexto a sua empresa já se encontrou e para onde ela caminha atualmente? Aliás, qual é o sue posicionamento atual frente ao mercado consumidor e ao seu segmento de atuação? É muito importante dividir com os funcionários conceitos básicos como estes. Contextualizá-los faz parte do processo para uma empresa cada vez mais sólida e concreta, já que é singular que todos saibam exatamente onde estão trabalhando.
34. Demonstre como o trabalho que seus funcionários fazem é importante
Certa vez ouvi um palestrante (profissional altamente respeitado no segmento de comunicação empresarial interna) ironizar os funcionários que se vangloriam de trabalhar em determinada empresa, sendo que eles, no máximo, apertam um parafuso. Ora, todo e qualquer setor da empresa é fundamental. Sem a diretoria a empresa pode perder o rumo, mas sem a limpeza a companhia pode se transformar em um caos completo. Saiba valorizar todos os setores da empresa usando o blog como plataforma.
35. Dê destaques para cursos complementares e de aperfeiçoamentos
Esse item já foi superficialmente mencionado, mas aqui quero dar destaque nesse mecanismo. Cursos de aperfeiçoamento ou acadêmicos são essenciais para uma atualização e reciclagem da sua mão de obra. Contratar um funcionário custa até 15% mais caro do que treinar um antigo, que já vem com certas habilidades e conhecimentos dentro da empresa. Saiba valorizar seu quadro atual de colaboradores e jamais descarte oportunidades ímpares de crescimento para ambos; sua empresa e seu funcionário.
36. Não basta só escrever e atualizar, é preciso participar do blog corporativo
A empresa deve se humanizar, criar uma característica que a aproxime de um personagem quase humano. Qual é a posição da companhia em relação aos mais variados temas? É necessário ir além da atualização do blog. A empresa precisa criar vida própria e caminhar de maneira independente. Toda empresa sabe que atualmente é importantíssimo ter uma presença mais humana, mais informal até. Saiba aproveitar esse momento para expor posicionamentos mais delicados.
37. Personalize seu blog com o perfil dos funcionários e da empresa
Tal qual foi a inspiração para o surgimento do Facebook, a maior rede social do planeta, seu blog pode conter um pouco sobre cada funcionário e colaborador, sem expor a privacidade de ninguém. Talvez você possa trabalhar nesse espaço eventos ou ações que partiram dos funcionários, como a limpeza de um ginásio local ou a manutenção de uma escola da cidade. Ações como essas evidenciam o trabalho dos funcionários e geram uma maior integração.
38. Saiba que seus concorrentes também irão ler seu blog; cuidado com gafes
É óbvio que um blog interno jamais fica restrito ao seu público originalmente previsto. Matérias, textos e fotos podem “vazar” através dos funcionários, pois os mesmos podem querer uma “lembrancinha” de quando participaram ou foram citados no blog interno da empresa. Por isso, tenha em mente que gafes não são permitidas, ainda mais que o seu concorrente pode estar acessando nesse exato momento o seu blog e, pior, criando um para ele.
39. Peça sempre o auxílio dos funcionários para melhorar seu blog
Quando rolar falta de conteúdo para ser publicado ou a inspiração simplesmente desaparecer, não pense duas vezes em pedir a ajudar de todos os funcionários. Manter um blog é muito difícil, ainda mais se a sua intenção é atualizá-lo diariamente. Os funcionários podem dar novo gás para que suas atividades voltem ao ritmo normal que antes era estabelecido. Trate-os, sempre, como co-autores do seu projeto, e não apenas como leitores passivos.
40. Atualize sempre seu blog, é claro
Dica óbvia? E é mesmo. Você ficaria surpreso com a quantidade de blogs empresariais que nem sequer se dão ao trabalho de uma atualização semanal ou mensal. Muitos desses blogs são construídos no ápice de um projeto ou uma ação, mas são completamente abandonados depois que os objetivos foram atingidos, esquecendo seu público e desperdiçando uma oportunidade ímpar de construir laços cada vez mais sólidos com funcionários.
Espero que essas 40 dicas do nosso guia prático o auxiliem na manutenção do seu blog interno. Não deixe de conferir as outras 3 partes: