Uma coisa é fato: se você não sabe fazer algo, simplesmente não faça ou chame alguém com domínio para realizar tal trabalho. É muito melhor não fazer do que realizar determinada tarefa de maneira precária e irresponsável. Nem a tudo se aplica a teoria de que “você pelo menos tentou em vez de só ficar olhando”. No digimundo, principalmente no digimundo empresarial, se você não sabe fazer, chame quem sabe.
Você certamente tem visto que há um número cada vez maior de empresas – grandes, médias e até mesmo pequenas – que estão entrando no mundo das redes e mídias sociais. Porém, mídias sociais não são apenas canais de publicações de mensagens promocionais. Trata-se de relação e compromisso envolvendo o que há de mais importante para sua empresa: as pessoas.
Ter apenas um perfil no Twitter ou no Facebook não é estar nas mídias sociais. Aliás, não é nem uma garantia de que isso funcione de algum jeito positivo. Fazer uma manutenção periódica ou, quiçá, até mesmo diária, não significa que você irá ter milhares de seguidores que estão dispostos a amplificar sua filosofia empresarial. Se a sua empresa não está prepara para aderir às redes sociais, simplesmente não faça isso! Muito pior do que não estar visível para centenas de milhares de possíveis consumidores é estar extremamente exposto a essas centenas de milhares de pessoas de forma errônea e negativa.
Abaixo listei 10 razões para você se perguntar e analisar se está ou não preparado para entrar de cabeça nesse mundo. Mas lembre-se: se não estiver pronto, não entre.
1. Você não sabe quais são os seus objetivos
Você está tão afoito para entrar de vez nessas novas tecnologias que esqueceu até o básico: não sabe nem quais são seus objetivos para com a empresa. Se não sabe, vai fazer o que com as mídias sociais? É preciso ter em mente e muito bem delineado qual a contribuição no uso de redes sociais para com a sua empresa. Entrar sem ao menos ter um planejamento e metas traçadas é dar um tiro no escuro. Não tem uma meta? Não use redes sociais. Saiba como elaborar uma estratégia de mídias sociais para empresas.
2. Você não tem caixa para investimentos
Mídias sociais são geralmente gratuitas para se cadastrar. Porém, são extremamente onerosas para se manter um trabalho sério e constante, além do fato de que um acontecimento ruim atrairia centenas de milhares de pontos negativos para sua empresa. Se a sua empresa tem a filosofia de que mídias sociais são de graça e não possuem custo algum, não entre nesses terrenos. Ter um trabalho sério nessas mídias custa caro – e muito. Não tem recursos financeiros e capital humano? Não use redes sociais.
3. Você não sabe medir seus próprios impactos e resultados
Eu sempre digo que se você não consegue medir até onde vão seus tentáculos empresariais nas redes sociais, você tem um problema, pois certamente não conseguirá controlá-los. Porém, se você consegue medi-los com certa facilidade, você tem um problema maior ainda, já que seus impactos são tão pífios que consegue fazer métricas com qualquer ferramenta da web. Medir os resultados é um importante passo para qualquer estratégia em social medial. Não saber analisar seu umbigo? Não use redes sociais.
4. Você não conhece o seu público-alvo
Sua empresa não tem noção da dimensão ou dos possíveis clientes que perde por não saber onde está seu público-alvo. Se não sabe, vai fazer o que com as mídias sociais? Anunciar produtos específicos para uma classe social em outro segmento? Mídias sociais são quase infinitas, mas algumas regrinhas são as mesmas: público-alvo é público-alvo e você os conquista. Alvo no público é alvo no público, pois você os afasta. Não jogue nada nas pessoas, mesmo na internet. Ofereça o conteúdo certo para o público certo. Não sabe com quem fala? Não use redes sociais.
5. Você não sabe quais ferramentas deve usar
Você quer entrar no mundo das mídias sociais, mas não sabe nem por qual porta entrará. Aliás, quer entrar pela janela do vizinho. Nem sempre a grama do vizinho é mais verde só porque ele usa mídias sociais. Não saber quais ferramentas usar ou não ter ideia de como usá-las é pior do que não saber qual é o seu público-alvo: é jogar um alvo no público 2 vezes seguidas. É super importante não confundir ferramenta com estratégia. Abrir uma conta em determinada rede social não o gabarita para afirmar que tem todo um planejamento desenhado para sua empresa. Não sabe o que usar? Não use redes sociais.
6. Você não tem tempo para gerar conteúdo
Você não tem tempo para administrar fisicamente a sua corporação, então como você pretende gerar conteúdo na web? Abrir perfis e não gerenciá-los é pior do que não possuir conta alguma nas mídias sociais. Não tem sentido algum ser presente no mundo virtual, mas um fracasso no mundo físico. Tratar de maneira inadequada um cliente em uma loja faz com que todas as suas ações em social media sejam inúteis. Não seja em um ambiente o que você não é em outro. Não tem tempo? Não use redes sociais. Confira Se sua empresa é ruim no offline, ela não precisa do digital.
7. Você não sabe ou não tem uma mensagem clara
Já disse várias vezes que pior do que não fazer, é insistir em fazer errado. Se você mesmo não compreende quais são os pontos em que a sua empresa se estrutura e se fundamenta, colocar tal vazio na amplificação das redes sociais é dar um tiro no pé. Espalhar uma mensagem vazia que demonstra que nem mesmo a sua empresa está segura do que quer ou do que faz, é transmitir a todos uma única mensagem clara: não temos mensagem nenhuma! Não tem o que dizer? Não use redes sociais.
8. Você não sabe como lidar com uma crise de mídia social
Após dezenas de casos embaraçosos envolvendo polêmicas empresariais nas redes sociais, você realmente teria coragem de cair em um buraco onde não conseguiria sair? Ou pior: cair em um buraco onde você mesmo cavasse mais fundo? Quase tudo não deve ser levado para o lado pessoal e, principalmente, deve existir um diálogo com seu público. Discutir ou travar uma queda de braço só irá aumentar uma crise. Não tem preparo para uma situação ruim? Não use redes sociais.
9. Você não sabe se usa seu nome ou o da empresa
Você é um analista de mídias sociais? Então você deve ter 3 coisas em mente. A primeira é que você deve saber mais do que ninguém gerenciar e manter redes sociais, mas deve ter consciência de que os internautas sempre irão saber mais do que você. A segunda coisa é conhecer a empresa. Saiba para quem você trabalha para poder trabalhar para ela. A terceira coisa é saber se você fala em nome próprio ou em nome da empresa. Você está realmente preparado para assumir a patente “falo em nome da empresa tal”? E caso o analista de mídias sociais faça besteira, quem paga o pato? Quem paga o pato é o analista da empresa tal, ou seja, a empresa sempre será prejudicada por erros de funcionários que falam em seu nome. Fale em nome da empresa com moderação! Não tem uma política no uso de redes sociais? Não use redes sociais.
10. Você não sabe o que quer com as mídias sociais
Após perguntar a você mesmo todos os passos anteriores, é necessário questionar quais os fundamentos que te baseiam para seguir em frente com a adesão de mídias sociais. A questão é: eu quero implantar a política de redes sociais na minha empresa porque… Não importa se você levou 1 ou 10 minutos para responder. Você já deve ter claro o porquê antes mesmo de ler todos esses passos e se perguntar isso.