O Twitter é aquele tipo de rede que voa alto, mas muita gente (principalmente os investidores) ainda não sabem muito bem para onde. É um canal fantástico para o uso instantâneo, sobretudo para se manter informado com velocidade ou, ainda, usá-lo para cobertura de eventos.
Bom, e para quem usa no dia a dia profissional, abaixo segue uma lista com 8 dicas para que você e sua empresa levem o Twitter um pouco mais a sério. São erros que normalmente muitos cometem visando alavancar resultados na social media. Sabemos que nada é tão simples quando se trata da twittosfera.
01. Não dispare e-mails para todo o mundo
Não gaste o seu tempo e muito menos a preciosa paciência das pessoas enviando e-mails não solicitados para conhecerem seu Twitter. Isso é caracterizado como spam e ponto final. Dificilmente alguém lê um e-mail quando sabe que seu conteúdo é apenas publicitário, um jabá que muitos não pediram para ler. Sair caçando listas de contatos em fóruns ou redes sociais é uma perda de tempo ainda maior. E não adianta nada enviar os e-mails com um link para descadastramento se a pessoa nunca pediu para se cadastrar.
02. Se você não é um especialista, cuidado!
Se você cometeu o primeiro erro citado acima, você nem sabe o poder da ferramenta que tem em mãos. Procure um especialista. Aliás, o que é um especialista em mídias sociais? A pessoa que passa o dia todo em frente ao Facebook ou Twitter? Ou a que trabalha e estuda esse universo? Cuidado ao querer bancar o especialista e cometer erros graves que podem trazer danos irreversíveis depois.
03. Publique respeitando o bom senso
Não envie tweets em caixa alta. Isso fere a boa aparência de um tweet. Seja direto, conciso e utilize a pontuação necessária. Você não precisa demonstrar desespero só para que alguém leia o que você está publicando, não é mesmo?
04. Nunca use scripts
O próprio Twitter já avisou que esses scripts que inflam o número de seguidores são maliciosos e sequestram contas. Você quer ter 3 mil seguidores porque usou scripts ou porque seus tweets são interessantes e possuem bom conteúdo? Além disso, os seguidores que você ganha geralmente não servem para nada. Não estão relacionados com seu público-alvo e muitos deles são contas sem movimentação.
Não siga quem te segue só por camaradagem. Siga quem você tem vontade de seguir. Não dedique parte do seu tempo para sair adicionando perfis. Isso demonstra desespero e falta de preparo diante das redes sociais. E ainda insiste em dizer que é um especialista em social media?
05. Twitter é coisa séria
Não use o Twitter como se fosse o último dia da sua vida. Não encha as pessoas com informações inúteis, pois desse modo você evita perder seguidores orgânicos. Ninguém gosta de gente chata que posta o dia todo. Dê intervalos de 15 em 15 minutos ou maiores. Tenha um cronograma e respeite-o.
06. Português é português
Se o Twitter é sobre a sua empresa, poste respeitando a língua do seu país. Evite gírias, palavras de baixo calão e siglas em excesso. Publique do mesmo modo que você falaria com seu cliente: seja direto, educado, use bom português e comunique-se de maneira eficiente. Erros todos cometem, mas evitá-los sempre é o melhor caminho.
07. Não minta para seus clientes
Dizer por aí que na web quase tudo é de graça é chamar o cliente de estúpido. Quem paga a conta da banda consumida, dos funcionários e de todo o gerenciamento de comunicação? A sua empresa. Dizer que na web tudo é de graça é afirmar que seu trabalho não vale nada e é facilmente substituível.
08. Não seja arrogante
Uma coisa é ser presunçoso, outra coisa é ter confiança naquilo em que você trabalha. Na web 2.0 você precisa passar credibilidade, e não uma imagem de prepotência. Não force seus clientes a conhecerem outros produtos e não force uma pessoa a ser seu cliente.