Se você e sua empresa pensam de maneira offline, é porque perder tempo investindo em online? Não gaste fundos e promessas e muito menos venha com esse papo de empresa digital na era 2.0, pois sempre menciono que muitas corporações são digitalizadas, mas pouquíssimas são digitais.

Em uma era onde a informação virou moeda de troca, onde conhecimento é a nova base econômica, saber lidar com o fluxo de mensagens é de suma importância. Não há uma via de mão dupla. A via é de várias mãos, com cruzamentos, engarrafamentos, pontes e becos escuros. Sua empresa deve estar pronta para encarar qualquer situação onde a informação esteja inserida. Seja ela na Faria Lima ou em um beco.

É preciso, atualmente, pensar de maneira online e não apenas aparentar ser. Quando uma empresa acha que o Twitter é o novo call center, alguma coisa está seriamente errada. O call center sempre será o call center. É muito melhor resolver tudo em um ambiente digital, é verdade, mas o Twitter é a nova vitrine de exposição da sua empresa. Seja com pontos positivos ou negativos, é lá que irão falar da sua empresa.

Sinceramente, acredito que a rede de microblogs, o Facebook e os blogs em geral são ferramentas e meios comunicacionais essenciais que sua empresa deve estar atenta. Não creio que sejam decisivos, prioritários para uma eficiência empresarial, mas ajudam um bocado.

Usar meios digitais e online não é ser online. É, muitas vezes, ter a mente off pensando ser on. A “obamização empresarial” ainda é forte no país, veja até mesmo as eleições presidenciais pautadas pelo que Obama fez ou não fez. Porém, a mente dos nossos políticos e a nossa banda larga ainda são estreitas demais. Parafraseando um antigo comercial da TIM, “nem toda banda larga será suficiente se a mente é estreita”. Digo exatamente isso: se a mente é off, de nada adianta o on.

Publicado em
Empresas e mídias sociais: se a mente é off, de nada adianta o on