Pois é, não precisa. Sua empresa já sufoca suficientemente os funcionários no chão de fábrica quando tenta intervir no impensável, proibindo a chamada “rádio peão”. Não estabelece uma política de comunicação interna entre os diversos departamentos e particularmente procura criar um ambiente inóspito para os funcionários, já que nem eles têm conhecimento sobre as ações e os planos da companhia. Ora, se sua empresa é ruim por dentro, vai fazer o que do lado de fora?
Aliás, você quer usar as redes sociais para fazer exatamente o quê? Nesse local midiático digital conectado em rede, o seu palpite será o que menos importa. Há maneiras para tentar conduzir uma discussão com os clientes nas redes sociais, mas jamais sua empresa poderá deter o controle dessa conversa. Não há como estipular regras nem mesmo obrigar ninguém a restringir suas palavras.
Relaxa, você não precisa das redes sociais. Sua empresa é tão confusa e desorganizada que adentrar ao universo digital poderia causar ainda mais impactos negativos. Como alguém pode propor um diálogo com clientes via mídias sociais se nunca conversou com os próprios funcionários? Aliás, isso vai muito além de uma mera conversa. Sua empresa nunca traçou missões, objetivos e nem sequer tem uma filosofia para expor nas redes. Quer um conselho? Mídia social não é para a sua empresa.
Crer que criar canais de comunicação nas mídias sociais poderá ser uma saída viável para exercer um marketing barato e, com isso, um canal de vendas com sucesso, é como acreditar que a sua empresa será melhor no digital. Se a sua empresa nunca fez a lição de casa, não será nas redes sociais que a coisa irá melhorar. Não ache que por ser um canal supostamente mais fácil e vantajoso financeiramente, possíveis clientes estarão esperando por suas mensagens vazias e sem nexo.
Quer um exemplo? As marcas mais valiosas e respeitadas no mundo não são aquelas que perderam os cabelos formulando estratégias para campanhas nas mídias sociais antes de possuírem um valor intangível. As marcas mais valiosas nas mídias sociais são as marcas mais valiosas fora das mídias sociais. Empresas como Google, Apple ou Amazon apenas transmitiram o inegável valor que possuíam para esses meios. Não criaram nada de novo, apenas mantiveram o que era ótimo e melhoraram o que era bom.
Essas empresas são perfeitas? Óbvio que não. Mas quando uma empresa tem muito bem delineado o que e como pretende trabalhar, fica muito mais fácil (menos difícil) tentar contornar algum problema. Se a sua empresa nunca procurou colocar no papel como irá atuar, as mídias sociais podem ser um combustível perigoso para inflar problemas já existentes ou criar novos defeitos que sua companhia não está pronta para trabalhar.
Relaxa, sua empresa não precisa das redes sociais. Ela já é ruim o suficiente sem elas. Mídia social é coisa séria. Se a sua empresa não é séria, esse não é o lugar ideal para ela.