O Google está disponibilizando via Maps recursos para que você procure se proteger um pouco mais em relação ao COVID-19 conforme as cidades pelo mundo começam a reabrir suas economias. Espera-se que informações como o fechamento temporário de uma linha ou locais em que o uso de máscara seja obrigatório apareçam como notificação para os usuários.

Outro ponto interessante é saber como está a lotação de uma estação de trem ou, ainda, visualizar os dados em tempo real. O recurso é baseado na coleta de dados anônimos (segundo o Google) dos históricos de localização dos usuários. O recurso é desativado por padrão, mas tanto Google como outros aplicativos sempre “incentivam” os usuários a ativá-los.

Em março houve uma iniciativa por parte da gigante de tecnologia para que os usuários ligassem para seus médicos antes de procurarem um hospital, procurando evitar, desse modo, que os centros de saúde ficassem sobrecarregados. Em abril o Google incentivou restaurantes no modo delivery e o “pegue e vá” ao inserí-los no Maps.