O Laboratório Espaço Público e Direito à Cidade (LabCidade) da Universidade de São Paulo (USP) lançou uma página onde é possível visualizar dados sobre a COVID-19 e as hospitalizações geradas pelo vírus em pelo menos 25 cidades da região metropolinada da capital.

A visualização de dados proporciona uma “leitura territoriral” dos acontecimentos, comenta a docente da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, Raquel Rolnik, ao UOL.

O projeto usa dados do DataSUS (Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde) e se baseia em registros de CEP. Como nem todos os pacientes são necessariamente internados, o mapa não traz a totalidade precisa dos casos. Outro ponto que afeta o projeto é o fato de que muitos dados recentes não trazerem mais o código postal, obrigando o laboratório a cruzar outras fontes de bancos de dados.

O projeto lembra um pouco o Juntos Contra o Covid, página desenvolvida por diferentes profissionais de forma voluntária e que solicita ao usuário o preenchimento de algumas respostas a determinas perguntas padrão. A página também traz como objetivo o mapeamento do vírus, mas não necessariamente por hospitalizações, e sim sobre quem talvez tenha o contraído o vírus, mesmo aqueles assintomáticos.