O primeiro dia da edição 21 do “International Symposium on Online Journalism”, realizado totalmente online e transmitido gratuitamente, abordou desde os impactos da tecnologia na democracia até a cobetura de eleições em uma era digital.

O primeiro painel contou com a participação da  jornalista Maria Ressa, fundadora e CEO do projeto Rappler, das Filipinas, com Reg Chua, da Reuters, também nessa escalação. O tema central foi como a tecnologia tem impactado a democracia, sobretudo as plataformas de mídias sociais que estão convivendo, muitas vezes, lado a lado com redes sistemáticas de desinformação.

Em seguinda um painel composto só por mulheres. Vera Chan, do Microsoft Team Lab, Cathleen Crowley, do Albany Times Union, e Verah Okeyo, jornalista do Quênia, apresentaram um workshop que não envolvia dados para falar sobre visualização e jornalismo de dados, mas usando business intelligence.

O terceiro painel do dia contou com um time de peso para debater os desafios de se cobrir as eleições americanas em uma era digital. Presentes estavam Evan Smith, co-fundados e CEO do Texas Tribune, Laura Barrón-López, do Politico , Katie Glueck, representando o The New York Times, Alexi McCammond, repórter de política no Axios e David Weigel, correspondente no The Washington Post

E por fim, uma discussão riquíssima de como fazer o jornalismo local se reiventar de forma sustentável e prosperar na era digital. Na conversa, Jennifer Preston, vice-presidente da Knight Foundation, Sara Lomax-Reese, CEO na WURD Radio, Alison Go, do Chalkbeat , Mandy Jenkins, do The Compass Experiment, Fraser Nelson, vice-presidente para negócios de inovação no Salt Lake Tribune e Chris Sopher, co-fundador e CEO na WhereBy.us.