Dando continuidade ao nosso Guia prático com 40 dicas para blogs corporativos, hoje apresento a segunda parte, com mais 10 itens, completando, por enquanto, 20 dicas que podem auxiliá-lo na hora de manter um blog empresarial voltado para o público interno, importante ferramentas na comunicação atual das companhias.

É óbvio que antes de mais anda é preciso trabalhar uma cultura aberta entre todos os funcionários. Se a sua empresa sempre adotou como lema ter “portas fechadas”, criar um blog corporativo interno não adiantará de nada. Tenha em mente que para a sua empresa navegar por mares digitais, ela precisa de marinheiros digitais.

11. Anuncie premiações e outras conquistas recentes da empresa

Para um bom andamento na relação entre empresa e funcionário, que tal divulgar onde a empresa tem dado bons passos firmes? Não há nada de errado em fazer jabá sobre um produto ou serviço, – que é mantido pela empresa e realizado pelos próprios funcionários – participa de eventos e encontros que possam gerar futuras premiações. Isso enche o ego de todos e é um ótimo combustível para o bom relacionamento.

12. Anuncie recentes contratações e aquisições

Para uma integração bacana, o blog interno da empresa pode, quando possível, divulgar recentes atividades no ramo das contratações e das aquisições. Funcionários que entraram para o quadro geral da empresa podem ser “apresentados” para os demais através do blog. Compras ou participações da empresa em movimentos como ações e outros papéis financeiros também podem ganhar certo destaque.

13. Demonstre quais são os planos a médio, curto e longo prazo da empresa

O que a empresa pretende fazer hoje, amanhã e depois de amanhã? Ora, seus funcionários têm o direito de ficar a par das atividades da empresa, como o aumento de funcionários, novos investidas em setores ainda não explorados ou o estudo de novos produtos e serviços para atrair e conquistar novos seguidores. Sua empresa pensa em agir na web? Conte para seus funcionários!

14. Divulgue dicas e estratégias de trabalho

A sua empresa atua em uma ramo específico de atuação? Então você pode usar o blog para dar dicas e conselhos para seus funcionários. Conduza-os para que melhorem seu desempenho e, com isso, acabem subindo degraus hierárquicos dentro da companhia. Uma empresa que usa ferramentas inteligentes para dar dicas inteligentes, cria um ambiente inteligente para uma produtividade, é claro, inteligente.

15. Divulgue notícias relacionados ao universo da empresa

Esse item pode ser relacionado com o anterior. Sua empresa atua em determinado campo específico? Então deixe seus funcionários a par de tudo que rola nesse universo, inclusive com ações e informações sobre os concorrentes. Empresa boa não teme adversários de mercado, mas sim aprende com todos e procura fazer sua tarefa cada vez melhor. Divulgue notícias, vídeos ou reportagens sobre seu mercado e público. Traga sempre o que há de mais novo nesse ramo.

16. Anuncie patrocínios que a empresa realizou, principalmente em eventos e congressos

Não só participar de feiras, congresso e premiações, mas sua empresa também deve promover esses encontros. Seja no ramo de atuação ou em outro segmento, toda empresa séria devia apoiar eventos que discutam temas relevantes para com a sociedade. Colocar investimento em congressos e debates é uma ótima maneira de se aproximar dos funcionários, dos consumidores e, principalmente, de criar um laço mais firme com a população em geral.

17. Debata estudos de caso

Analise cases recentes e, principalmente, dê destaque aos erros. São os erros que fazem com que uma empresa cresça cada vez mais. Traga os funcionários para esse debate. Use o blog como centralizador de opiniões e discussões. Sua ação deu totalmente errada e a do concorrente foi um sucesso? Coloque isso em pauta no blog e convide todos a debatem com a empresa. Quando todos discutem na busca por melhorias, a tendência sempre é o progresso.

18. Discuta orçamentos

Muitos especialistas dizem que todo funcionário é parte integrante da empresa, como um micro empresário, uma espécie de sócio. Convide-os para que discutam no blog sobre possíveis investimentos e setores que precisam de uma nova atenção. É claro que isso deve ser feito dando a eles munição suficiente para debaterem com certo nível de conhecimento. De quebra, seu blog pode ensinar sobre finanças pessoais e como investir na empresa, como na compra de ações.

19. Discuta temas dos últimos boletins divulgados

Divulgar apenas todos os acontecimento já não é mais o suficiente. Traga os funcionários para um dabete claro sobre o que vem ocorrendo, seja algo positivo ou negativo. Seu blog corporativo pode até funcionar como um ombudsman dentro da empresa, usando as opiniões dos funcionários para, quem sabe, reformular algo ou até mesmo implementar novas ações dentro da empresa.

20. Demonstre dados

Até agora a sua empresa investiu, recebeu investimento e produziu. Mas o que isso de fato representa? Demonstre números e ensine seus funcionários a interpretar esses números. Uma empresa transparente deve, antes de mais nada, ser transparente com seus funcionários. O blog interno pode debater dados e exemplificar como tem sido o desempenho de todos na companhia.

Não deixe de conferir as outras 3 partes:

Publicado em
woman holding macbook