A identidade visual e o tom de voz são a alma de uma marca, moldando a percepção do público e diferenciando-a da concorrência. Se você está embarcando na jornada de definir esses elementos cruciais, aqui estão três dicas essenciais para orientar o caminho.

1. Conheça profundamente sua audiência

Antes de mergulhar na escolha de cores e palavras, é fundamental conhecer profundamente seu público-alvo. Quem são eles? Quais são seus valores? Como se comunicam? Essas respostas informarão suas decisões de identidade visual e tom de voz, garantindo que ressoem autenticamente com seu público.

2. Coerência é a chave

Sua identidade visual e tom de voz devem trabalhar em conjunto, formando uma sinfonia coesa. Escolha cores, fontes e elementos visuais que complementem a personalidade verbal da marca. Se sua voz é amigável e descontraída, sua identidade visual deve refletir essa mesma sensação.

3. Autenticidade atrai lealdade

A autenticidade é uma moeda valiosa no mundo das marcas. Seja fiel à essência da sua empresa. Se tentar adotar uma identidade que não reflete verdadeiramente quem você é, corre o risco de parecer falso aos olhos do consumidor. A autenticidade cria conexões genuínas e duradouras.

Ao definir a identidade visual e o tom de voz da sua marca, lembre-se de que esses elementos são uma expressão viva da personalidade da sua empresa. Ao conhecer sua audiência, buscar coerência e manter a autenticidade, você estará pavimentando o caminho para construir uma identidade duradoura e significativa. O poder de uma marca reside na sua capacidade de se conectar emocionalmente, e esses elementos são suas ferramentas para forjar laços sólidos com seu público-alvo.

Esse artigo pertence à série “comunicação: do ceticismo à cultura da excelência estratégica“.

white chat logo on pink background