Uma das coisas mais comuns nessa era da colaboração que estamos vivendo atualmente é vermos dezenas de milhares de artigos dando dicas e conselhos para que empresas, pessoas ou marcas trabalhem sua presença digital de maneira mais eficiente junto aos públicos nas chamadas novas mídias, as mídias sociais. O curioso é que dificilmente algum artigo trabalha o que não fazer, já que algumas empresas cometem erros de forma tão grossa que só podemos arriscar que aquilo realmente estava no plano de comunicação da companhia – claro que ironicamente.

Pensando nisso, seguem algumas dicas e informações caso sua empresa ou marca queira ser um desastre total, ou entrar na seletiva lista de ações fail em social media. A brincadeira irá levar o título de “tudo aquilo que você precisa fazer para ser um desastre nas redes sociais”.

1. Twitte demais: o tempo todo e sem intervalos

É bem complicado seguir um perfil e quando menos se espera receber uma enxurrada de tweets amontoados. Isso significa que você não tem o mínimo de planejamento no uso da ferramenta, pois demonstra que apenas enfiou garganta abaixo 18 publicações seguidas sem qualquer controle e revisão. E o pior: quando você menos perceber o perfil mandará outro dilúvio de tweets.

2. Twitte de menos: raramente ou nunca

Tão ruim quanto twittar em excesso e sem respeito com o seguidor é não twittar. Quando o seguidor entra em um determinado perfil e se depara com uma conta totalmente desatualizada, onde os últimos tweets são de semanas ou até meses atrás, você acha que ele pensará em seguir aquela conta? Outra coisa que pesa quando alguém segue uma empresa ou marca é a falta de periodicidade nos tweets. Intervalos de dias ou semanas nunca são vistos com seriedade pelo público.

3. Não se comunique de maneira correta

Twitter não é SAC. Se quer manter uma conta com esse fim, estabeleça um perfil específico e jamais faça isso na conta principal da empresa. Saiba os motivos que fazem seu cliente comprar seu produto para, desse modo, saber o que publicar. Informações, notícias, links, novidades, dicas ou avisos. Saiba o que seu seguidor gostaria de receber, caso contrário não ganhará novos membros e perderá possivelmente os que já possui.

4. Use o Twitter só se ele for a ferramenta errada

O impacto das redes sociais tem feito com que muitas empresas confundam ferramenta com estratégia. Ter uma conta no Twitter não significa que você possui um planejamento de social media. Muitas vezes seria mais produtivo manter perfis no Facebook, Instagram ou até mesmo um número só para interagir via WhatsApp. Muitas marcas insistem em focar o Twitter como fonte primária só porque seus concorrentes estão. Saiba diferenciar sua comunicação e, acima de tudo, lembre-se que na web os concorrentes nem sempre vendem o mesmo produto e partilham do mesmo nicho.

5. Comunique-se com o público errado

Vi certa vez um perfil com dicas excelente sobre o uso e como manter a segurança com relação a instalações elétricas. O problema é que dificilmente alguém iria seguir tal perfil para se manter atualizado sobre esses temas. O que poderia ser feito é uma comunicação mais direcionada para empresas do que para clientes comuns, gerando um diálogo que poderia atingir os profissionais desse ramo que se interessariam pelo assunto.

Seguindo essas dicas você provavelmente não irá ganhar seguidores ou irá perder os que já conquistou com muito suor e esforço. Até o próximo! 😉

Publicado em
5 dicas para a sua marca NÃO ser seguida no Twitter