Na era do digital, um mito persiste: a ideia de que campanhas em mídias e redes sociais são gratuitas. Se você compartilha desse pensamento, é hora de encarar a realidade: está enganado! Além dos custos financeiros, o tempo investido nessas ações é considerável, e o capital humano envolvido é significativo.

Para muitas empresas, a demora nos resultados pode ser frustrante. Campanhas em meios sociais digitais demandam tempo para gerar impacto positivo. Se você tem investido tempo considerável sem ver os resultados esperados, talvez seja hora de repensar como está aplicando suas energias. A gestão eficiente do tempo é crucial, e até existem cursos dedicados a essa habilidade.

Reconheçamos que plataformas como YouTube, Twitter, blogs e, sobretudo, Facebook e Instagram podem consumir preciosas horas de trabalho e produtividade. Exceder o tempo necessário nessas plataformas pode resultar em baixo desempenho de toda a equipe. Então, o que fazer? Aqui estão três dicas rápidas para gerenciar seu tempo nas mídias sociais:

1. Seja disciplinado: trace metas claras e alcançáveis

Questione-se sobre o propósito de sua presença nas redes sociais. Por que você está no Twitter? O que você compartilha em blogs ou visualiza no Facebook? Ter respostas a essas perguntas, mesmo que parciais, é um sinal para priorizar suas atividades nas mídias sociais. Saiba por que está lá e para quê. Se não souber, é hora de reconsiderar, pois perder tempo sem motivo não é produtivo

2. Priorize a profundidade, não a largura

Ter mais de 3 ou 4 canais de mídia social apenas para “marcar presença” é um equívoco comum. Dê ênfase à profundidade e impacto real, não apenas à quantidade de contas e perfis. Experimente diferentes plataformas, mas saiba distinguir entre modismos e essenciais. Identifique onde seu público está e escolha as ferramentas apropriadas. Isso tornará sua campanha nas mídias sociais mais focalizada e produtiva.

3. Peça ajuda

Utilize ferramentas para impulsionar sua produtividade, gerenciando melhor contatos e informações. O WordPress é uma das melhores plataformas para blogs, então tenha alguém familiarizado por perto. Explore programas gratuitos para edição de áudio e vídeo. Sempre que adentrar um território desconhecido, busque ajuda de aplicativos e profissionais. A colaboração pode ser a chave para otimizar sua presença nas mídias sociais.

gray double bell clock