O perfil do @midia8 passou por uma situação nada confortável. Dois tweets, um por mensagem direta (DM) e um na timeline, foram publicados. Nada de anormal, se não fosse o fato de que as mensagens eram ofensivas, continham conteúdo impróprio e foram publicadas por alguém que de alguma forma conseguiu acesso à conta. Bom, nada melhor do que vivenciar algo para relatar a experiência e produzir um post com algumas dicas. Então, abaixo seguem 5 passos para você seguir caso sua conta profissional, sua ou da empresa, seja invadida. Confiram:

01. Apague a mensagem imediatamente

Se a mensagem foi publicada por você ou por um terceiro que conseguiu acesso à sua conta, não importa. Apague imediatamente a publicação para evitar danos maiores daqueles já causados. O bom de ter sempre alguém de olho em nosso perfil fez com que evitássemos outros tweets invasores. Se você ou sua empresa não possui um profissional de olho, seus seguidores com certeza o avisarão, mas isso pode gerar um clima negativo e certo desentendimento.

02. Informe a todos o ocorrido

Não esconda nada de ninguém. Transparência na web 2.0 é fundamental. Não tenha medo de ser sincero e jamais tente encobrir algum fato negativo. A primeira ação do @midia8 foi informar a todos que aquilo já havia ocorrido pela manhã e que todas as providências seriam tomadas para que novos invasores não publicassem novas mensagens. Apague e avise tudo o que ocorreu.

03. Troque todas as suas senhas

Não foque apenas na troca da senha da conta invadida. O acesso de aplicativos também deve ser revisto, assim como a lista de todos que possuem tal código. Troque também a senha do seu e-mail, pois o invasor pode entrar com o recurso “esqueci minha senha” e resgatá-la enviando para o seu e-mail, onde ele teria acesso. Pense como um cara sem caráter. Tente imaginar o que ele faria e bloqueie tudo.

04. Confira se não houve danos em outras contas

Confira e-mails, Facebook, Twitter, YouTube, intranet e tudo mais que possa ser vinculado com o perfil invadido. A demora em agir pode fazer com que você se depare com tweets indesejados.

05. Sua postura profissional o livrará de danos maiores

Como o perfil do @midia8 é utilizado estritamente para publicarmos notícias e links referentes ao universo da comunicação, além de novidades do blog, nossos próprios leitores perceberam que algo havia de errado e nos informaram imediatamente. Se você usa sua conta de maneira imprópria constantemente, a chance de seus seguidores acharem que aquela publicação é realmente sua é muito alta, o que geraria um desconforto grande. Esse item 5 na verdade deve ser cumprido sempre, antes mesmo da sua conta ser invadida.

Publicado em
numbers projected on face