Sempre os blogs foram encarados como meras ferramentas de publicação de pensamentos de adolescentes que não tinham muito a contribuir com o mundo. Isso vem mudando radicalmente.

O número de blogs criados é crescente, continuo, e não tem data nem aviso prévio para cessar. Pessoas – jornalistas, na verdade – que não são nem adolescentes e que têm muito a contribuir com o Brasil estão aderindo à febre dos blogueiros.

Pessoas como Ricardo Noblat, um dos pioneiros em criar um blog para postar matérias e notas, possui um blog sobre política respeitável em todos os meios de comunicação jornalística. Juca Kfouri e Fernando Rodrigues   também entraram no modismo. Marcelo Tas, que possui seu blog hospedado no UOL, é um dos blogueiros mais conhecidos e respeitados do país. O Blog do Tas, como é chamado, é um dos mais visitados e ultrapassou a marca fascinante dos 50 mil comentários.

Mas o que muda, de fato, é que uma ferramenta feita para adolescentes tenha se tornando em uma ferramenta para jornalistas e não jornalistas. Pessoas comuns que publicam idéias sem edição ou censura e inserem links sobre notícias ou assuntos relacionados a um determinado tema estão ganhando cena no mundo da mídia. São pontos de vista diferentes da mídia, diferente dos blogs dos jornalistas, porém com informação muitas vezes relevantes. O que falta quanto a isso, é a credibilidade nas postagens, porque ninguém vai acreditar no que qualquer pessoa escreve e publica, ainda mais numa mídia descentralizada.