No atual mundo digital, estar ou não nas mídias sociais pouco importa. Toda empresa, pequena, média ou grande, de um jeito ou de outro, está na social media, seja por vontade própria ou em uma crise institucional promovida por clientes insatisfeitos e ávidos por destruir sua corporação. Destruir a imagem de uma empresa na web 2.0 não requer muito esforço. Pode partir até mesmo de dentro da empresa, como com um planejamento fraco, ações desorientadas e falta de foco quando o assunto é até onde sua empresa pretende chegar.

Algumas estratégias de mídia social são tão ruins que requerem análises mais profundas e específicas. Seja por amadorismo ou por pura afobação, certas empresas cometem erros primários, porém fatais quando abordamos uma mídia que possui um impacto (negativo ou não) praticamente imensurável.

Abaixo listei 5 dos milhares de motivos existentes que provam, de uma vez por todas, que todo o seu planejamento de mídia e a estratégia que você possui não passam de modismos que foram adotados para tentar imprimir na marca uma imagem de empresa moderna. Confira:

1. Você acha que o Twitter vai resolver tudo

O Twitter é um complemento como qualquer outra ferramenta ou rede social. Mídia social se baseia em pessoas e em relacionamentos. Mídia social se fundamenta na relação de pessoas com pessoas. As ferramentas vão e vêm. As pessoas ficam.

2. Você trabalha em sigilo

Ninguém na organização sabe o que você está fazendo. Quando o marketing não falar com recursos humanos e relações públicas, você tem não um, mas vários problemas. Mesmo se existirem vários programas, campanhas e concursos em execução, sem integração você não tem nada. Se todos os departamentos e mídias não estiverem integrados, você está no vácuo.

3. Você não fez nenhuma pesquisa

Você não tem ideia se há algum fato relevante sendo discutido sobre sua marca. Sua empresa decidiu criar uma página de negócios no Facebook, há milhares de fãs e o conteúdo é todo sobre sua marca? É lógico, já que todos esses fãs e membros são apenas os funcionários da sua própria empresa. Se atualize!

4. Tudo o que você faz é ouvir

Você deve monitorar as conversas, mas as marcas que atuam sobre o feedback das comunidades são as que estão tendo cases de sucesso. Você não deve só ouvir; deve interagir! Controlar comentários que agridam a sua marca não é usar corretamente as mídias sociais! Em vez de bloquear seus não fãs, melhore sua comunicação com eles!

5. Faltam histórias

Você não tem nenhuma mensagem. Não há história. Você não está alinhado com a promessa da marca. Tudo é fragmentado e a rede de distribuição de conteúdo não existe. Crie valor e, acima de tudo, coloque-os em práticas!

Parecem simples, mas tais motivos fazem com que muitas empresas caiam nas maravilhas dos números maquiados da social media e criem expectativas falsas e passageiras. Ao se tratar de mídias sociais, cuidado: você utiliza um slide para convencer a todos sobre seus usos e acaba sendo dispensado em uma linha do Excel! Quando for adotar mídias sociais e criar um planejamento delineado, lembre-se: abuse da criatividade, mas use a social media com moderação.

Texto no iMasters. Inspirado pelo Michael Brito