Uma das formas mais simples e diretas que temos hoje em dia para aprendermos algo ou, pelo menos, começar a entender um universo que até então nós não explorávamos é através de vídeos, sobretudo os publicados no YouTube.
A plataforma de vídeos do Google é, sem dúvida, muito boa, mas requer algumas vezes um certo garimpo para encontrarmos algo que realmente nos interesse e separar o que, talvez, não tenhamos tanto interesse.
E por isso fiz uma pequena seleção para quem curte e gosta do tema big data mas que por algum motivo ainda não começou a explorar esse segmento. São 6 vídeos que envolvem os temas big data e data science.
O primeiro promete explicar em menos de 2 minutos o que é, de fato, big data.
Não satisfeito? Então aqui vai um vídeo que jura te explicar tudo em 3 minutos.
O terceiro vídeo que separei, aos moldes do vídeo publicado no post sobre a história da tipografia explicada em 5 minutos, oferece de maneira lúdica, e em 5 minutos, claro, uma apresentação animada do tema.
Para quem se interessou pela tema, o quarto vídeo trabalha justamente o cenário do data science, desde a vida do profissional envolvido na linha de frente, o cientista de dados, até as etapas e processos inerentes ao meio.
Se você chegou até aqui isso é um bom sinal. É sinal que o assunto despertou seu interesse e que você, provavelmente, está em busca de mais conteúdo. Bom, aqui vai, então, uma palestra protagonizada pelo autor do livro Big Data: A Revolution That Will Transform How We Live, Work, and Think, Kenneth Cutier, que já foi editor de dados da The Economist.
E por um acaso se você adorou todos os vídeos, segue mais um. Esse último traz quase 6 horas de vídeo abordando um curso inicial sobre data science, elaborado pelo pessoal do freeCodeCamp.
- E, de quebra, não deixe de conferir a página do Datalab para aprender ainda mais, com cursos gratuitos, sobre o universo magnífico da dadificação.
- Outra dica é conferir o post que traz um curso do Google sobre aprendizado de máquina no mundo jornalístico.