Uma das formas mais simples e diretas que temos hoje em dia para aprendermos algo ou, pelo menos, começar a entender um universo que até então nós não explorávamos é através de vídeos, sobretudo os publicados no YouTube.

A plataforma de vídeos do Google é, sem dúvida, muito boa, mas requer algumas vezes um certo garimpo para encontrarmos algo que realmente nos interesse e separar o que, talvez, não tenhamos tanto interesse.

E por isso fiz uma pequena seleção para quem curte e gosta do tema big data mas que por algum motivo ainda não começou a explorar esse segmento. São 6 vídeos que envolvem os temas big data e data science.

O primeiro promete explicar em menos de 2 minutos o que é, de fato, big data.

Não satisfeito? Então aqui vai um vídeo que jura te explicar tudo em 3 minutos.

O terceiro vídeo que separei, aos moldes do vídeo publicado no post sobre a história da tipografia explicada em 5 minutos, oferece de maneira lúdica, e em 5 minutos, claro, uma apresentação animada do tema.

Para quem se interessou pela tema, o quarto vídeo trabalha justamente o cenário do data science, desde a vida do profissional envolvido na linha de frente, o cientista de dados, até as etapas e processos inerentes ao meio.

Se você chegou até aqui isso é um bom sinal. É sinal que o assunto despertou seu interesse e que você, provavelmente, está em busca de mais conteúdo. Bom, aqui vai, então, uma palestra protagonizada pelo autor do livro Big Data: A Revolution That Will Transform How We Live, Work, and Think, Kenneth Cutier, que já foi editor de dados da The Economist.

E por um acaso se você adorou todos os vídeos, segue mais um. Esse último traz quase 6 horas de vídeo abordando um curso inicial sobre data science, elaborado pelo pessoal do freeCodeCamp.