A Microsoft anunciou a substituição de 50 editores por inteligência artificial no trabalho junto ao portal de seleção de notícias MSN.com. Os editores humanos serão substituídos por inteligência artificial em uma tentativa de depender cada vez menos de pessoas para esse trabalho.

Segundo a Comscore, o porta MSN.com é uma das páginas mais acessadas nos Estados Unidos, com mais de meio bilhão de pessoas em mais de 140 países, conforme a Microsoft.

O trabalho de seleção de conteúdo ficará por conta de algoritmos, o que gera muitas críticas de especialsitas, como traz a Business Insider, pois depender cegamente desses não-humanos pode trazer consequências sérias, como as inúmeras críticas ao Facebook acerca da exposição de fake news aos montes. Há os esforços da rede de Zuckerberg com a contração de editores humanos para minimizar os impactos negativos, mas ainda não se sabe como será com a gigante da tecnologia.

A história, porém, não é única. Aliás, nem nova. O projeto Monkey já fazia massivos testes na substituição de jornalistas por robôs. Há sites especializados em oferecer a produção de conteúdos totalmente coordenada por algoritmos.

Um dos grandes pontos é que talvez os leitores não percebam a diferença, mas questiona-se a qualidade da experiência do usuário. Tem gente que diz que inteligência artificial no campo jornalístico é a salvação, outros, dizem que seria a declaração de morte. Há os que dizem que nem um nem outro, mas quanto antes ads redações entrarem, melhor.

Para quem se interessar pelo tema, confira o livro Robot Journalism: can human journalism survive?.