O primeiro painel do último dia da edição 21 do “International Symposium on Online Journalism”, Tom Rosenstiel, diretor executivo do American Press Institute e Kathleen McElroy, diretora da Escola de Jornalismo da Universidade do Texas, em Austin, debateram a questão da objetividade versus neutralidade no jornalismo. Afinal, qual o papel da investigação jornalística?

Em seguida, um papo sobre como conseguir novas ideias para financimanto de mídias de interesse público, nos Estados Unidos e no mundo. Participaram Anya Schiffrin, da Universidade de Columbia, Sarabeth Berman, CEO do American Journalism Project, Elizabeth Green, fundadora e CEO na Chalkbeat e co-fundadora do American Journalism Project, Nishant Lalwani, da Luminate, Reino Unido, e Dele Olojede, fundador do Africa in the World.

O terceiro painel abordou o uso da inteligência aritificial e inteligências de código aberto em investigações jornalísticas. Talvez um dos mais de instigantes do evento. Participaram Maria Ronderos, fundadora da Latin American Center for Investigative Journalism, Emilia Díaz-Struck, da ICIJ, Charlotte Godart, da Bellingcat, John Keef, professor adjunto na Newmark CUNY e Haley Willis, repóter investigativa visual do New Yort Times.

Por fim, Claire Wardle, da First Draft, Christina Anagnostopoulos, da Reuters, Rhona Tarrant, da Storyful e Matthew Wright, diretor de pesquisa do Instituto Global de Cibercultura do Instituto de Tecnologia de Rochester debateram sobre os desafios da autenticidade nos conteúdos digitais visuais.