A presidência conturbada de Donald Trump foi benéfica aos grandes veículos de comunicação dos Estados Unidos. Em grande parte podemos resumir que as conturbadas decisões e polêmicas posições do magnata rendiam boas manchetes e, com isso, repercussão midiática.

Mas Trump já havia alertado, em 2017, que com sua saída os grandes veículos iram ver suas audiências derreterem. E ele aparentemente não estava errado. Conforme traz o Washington Post, dados da ComScore apontam que os principais meios de mídia e jornalismo norte-americanos estão perdendo audiência após o fim da era trumpiana.

Em 2020 teve um pouco de tudo. Teve manifestação contra o racismo policial e institucional, teve pandemia, teve negacionismo, teve desemprego e teve, claro, Trump. Em 2021, com o ar de normalidade pairando na administração Biden, somada ao fato das vacinas em larga escala e da leve retomada da economia americana, o público não manteve o mesmo apetite por notícias fervorosas.

Sem Trump a mídia se perdeu. Os grandes veículos, então, seriam jornais ou tabloides? Querem jornalismo ou bafo? Nas últimas 5 semanas a CNN perdeu 46% de sua audiência. A MSNBC caiu 26% no mesmo período. Washington Post perdeu 26% de seu público em janeiro e o The New York Times caiu 17%. Na era Trump, Times e Post viram sua base de assinantes digitais dobrar e triplicar, respectivamente.

Publicado em