A abertura do segundo dia da edição 21 do “International Symposium on Online Journalism” contou com a participação da responsável pelo digital da NBC News & MSNBC, Catherine Kim, juntamente com o professor Robert Hernandez, da University of Southern California e teve como foco o debate acerca das mudanças do digital nas redações e na atuação jornalística.
Em seguida a conversa girou em torno dos temas inteligência artificial e aprendizado de máquina nas redações, e teve como participantes Michael Grant e Juan Manuel Lucero, ambos ligados aos Google News Initiative.
O terceiro painel abordou a cobertura do jornalismo em tempos de pandemia, agora e no futuro. Participaram Deborah Blum, do Knight Science Journalism Program e MIT, Kai Kupferschmidt, correspondente na Science, Helen Branswell, da Stat News, Alvaro Pereira, repórter na TV Globo, e Vidya Krishnan, jornalista freelancer no Atlantic, Los Angeles Times e Caravan Magazine.
N último painel Talia Stroud, professora no Center for Media Engagement e na University of Texas at Austin, Don Heider, diretor executivo no Markkula Center for Applied Ethics, Cristina Tardáguila, diretora associada do Poynter’s International Fact-Checking Network e Craig Silverman, editor no BuzzFeed, conversaram sobre um tema super relevante: desinformação, fake news e algo além à já tida tradicional checagem dos fatos.