Emily Ramshaw e Amanda Zamora, fundadoras da The19th e Matt Thompson, editor-chefe na Reveal, discutiram gênero, raça e política e como buscar equidade dentro e fora das redações na abertura do terceiro dia da edição 21 do “International Symposium on Online Journalism”.

Em seguida Laura Garcia, da First Draft, comandou um workshop sobre como os jornalistas podem usar a plataforma Tik Tok para encontrarem histórias e controlare a desinformação.

No terceiro painel uma debate muito pertinente para a América atual: como lidar com governos (presidentes) que se armam nas mídias sociais e atacam a todo custo a imprensa. Na roda Kathleen Kingsbury, editora da página de editorial do New York Times, Sérgio Dávila, editor-chefe da Folha de S.Paulo, Peter Erdelyi, editor da 444.hu, da Hungria, Anna Gielewska, repórter política e investigativa e vice-presidente da Reporters Foundation, na Polônia, e Juan Pardina, da Reforma, México.

Por fim um dabate de como um jornalismo focando em soluções poderia mudar e moldar a cobertura midiática. Participaram Mallary Tenore, diretora associada do Knight Center for Journalism in the Americas, Dahlia Bazzaz, do Seattle Times, Tina Rosenberg, co-fundadora e vice-presidente de inovação da Solutions Journalism Network (SJN), e Brittany Schock, editora de soluções e engajamento na Richland Source.