Esqueça as formas milagrosas ou as receitas revolucionárias para se fazer comunicação em tempos de internet 2.0. Algumas regrinhas não mudam nunca. Quer um exemplo? O cliente tem sempre razão. E não importa se é um cliente totalmente analógico ou um que acha que ser geek é comprar tudo que lhe é imposto, principalmente se é um produto com uma maçã estampada. O cliente sempre vai ter razão.

Outro exemplo? Tenha por base uma pirâmide comunicacional, onde em sua parte mais densa estão seus funcionários e clientes, passando pelas seções de estratégia e planejamento, até chegar ao ponto mais alto: os objetivos. O que mudou? Quase nada, apenas os canais e as ferramentas que você vai utilizar para integrar todos essas repartições. Vamos a cada uma delas separadamente.

1. A base da pirâmide: funcionários e consumidores

Quais são os valores que sua empresa possui? Politicamente corretos na aparência ou são princípios que fazem com que seus funcionários e clientes realmente defendam a marca? Tenha em mente o que a sua empresa possui por base e, principalmente, faça com que todos tenham conhecimento disso.

O mega empresário americano John Rockfeller, que não era em nada um empresário 2.0, disse certa vez que a coisa mais importe a ser feita é a coisa certa. A segunda coisa mais importante a ser feita é divulgar que você está fazendo a coisa certa. Tenha valores, mas acima de tudo divulgue-os utilizando as redes sociais, para que sua abrangência seja maximizada e tenha maior impacto perante seus públicos, tanto interno quanto externo.

2. O meio da pirâmide: estratégia e planejamento

Sem um bom plano de negócios você não chega a lugar nenhum. Não adianta nada criar um viral ou ser tema constante das mídias sociais se você não impôs nem ao menos um foco para a sua empresa. Por onde ir? Como ir? Que meios utilizar? São centenas de milhares de perguntas que você precisa responder antes mesmo que sejam realizadas.

Aliás, quais ferramentas utilizar? Sair atirando em diferentes públicos demonstra apenas que sua empresa é frágil e tende a ser um dos famosos casos de empresas 2.0 que quebram justamente no ambiente em que deveriam reinar: os cenários 2.0!

3. O topo da pirâmide: seus objetivos

Há um velho ditado que diz que quando não temos em mente aonde queremos chegar, qualquer caminho serve. Mentira! Ninguém quer passar por caminhos tortuosos e perigosos. Ninguém quer chegar a locais onde não haja um solo fértil para programarmos as bases necessárias para a construção de uma empresa sólida e consistente. Ninguém quer ter sua comunicação desconfigurada em tempos de Twitter! E é a própria web 2.0 quem o guiará para uma comunicação eficiente.

Saiba o que você produz. Saiba para quem você produz. Saiba os valores da sua produção. Saiba como você vai produzir. Porém, mais primordial do que esses pontos, é saber aonde você pretende chegar com o seu trabalho. Comunicar nunca é demais e nunca será em vão. As pirâmides egípcias estão aí desde que a civilização humana se define por civilizada. Por que não fazer com que a pirâmide da comunicação da sua empresa na era de web 2.0 não firme presença também no mercado? E você só precisa do mais básico e primórdio instinto humano: o ato de se comunicar.

Texto no iMasters.

Publicado em ,